Consultoria Logística

O Blog da Hecato está de volta e vamos começar o ano falando um pouco mais sobre consultorias. Hoje abordaremos a Consultoria Logística.

Após um merecido período de férias, voltamos com tudo para que tenhamos um 2019 cheio de novos desafios e de novas conquistas.

Nos dias atuais a contratação de uma Consultoria Logística pode ser o elemento que faltava para uma empresa de fato decolar em seu ramo de atuação.

Mesmo com o mercado sendo tão concorrido, ainda existe muita resistência por parte dos industriais em contratar uma consultoria. Existem diversos fatores comuns que fazem com que uma empresa não considere contratar uma consultoria, dentre eles podemos citar:

  • Receio de espionagem e roubo de métodos
  • Receio de desagradar seus funcionários
  • Preocupação com os custos da contratação de uma consultoria
  • Priorizar investimentos em maquinário e sistemas
  • Encarregar alguém de sua força de trabalho para fazer o que uma consultoria faria
  • Acreditar já possuir todo o conhecimento que precisa ter de seu mercado

Todos os receios citados acima são compreensíveis, porém algo que precisa ser compreendido é o fato de que as empresas vivem jogando dinheiro fora. Com uma consultoria especializada é possível não só economizar como também potencializar lucros.

Contrate a consultoria certa

Contratando a consultoria certa você já tem “meio caminho andado”. Para isso, basta uma breve pesquisa de mercado. Procure uma consultoria consolidada, que já tenha atendido empresas conhecidas e que conte com uma equipe de especialistas renomados.

Contratando a consultoria certa você já pode eliminar a desconfiança no que diz  respeito à espionagem. Uma consultoria consolidada não arriscaria prejudicar sua reputação com o compartilhamento de informações “secretas” de um cliente.

Outro fator que já pode ser riscado da lista de receios é a questão de conhecimento de mercado. Uma consultoria de alto nível conta com especialistas que nunca estão satisfeitos com o conhecimento que já possuem. O especialista ideal é aquele que possui anos de experiência no mercado, mas nunca deixa de se “reciclar”.

O mercado vive em processo de evolução, portanto sempre haverá algo novo ou diferente à ser aprendido e aplicado.

O que esperar de uma Consultoria Logística?

Deve-se esperar muita transparência e neutralidade.

O uso destas duas palavras é de extrema importância, pois são elas que ditam o curso de uma consultoria.

A neutralidade é um ponto chave, pois o consultor é uma figura que está totalmente à parte de como a empresa funciona. Este consultor buscará um conhecimento profundo dos processos internos, visando traçar um plano de ação para otimização dos processos.

Esta visão externa é imprescindível, pois além de já contar com sua expertise, o consultor está totalmente livre dos “vícios” de execução  que acontecem dentro da empresa. Com o passar do tempo, os funcionários de uma empresa passam a realizar funções em “modo automático”. Isso é normal, pois as pessoas raramente mudam sua maneira de fazer as coisas, principalmente se estiverem dando certo.

A função do consultor é a de apontar que mesmo o certo pode ser melhorado. O consultor não irá reinventar a roda, mas certamente buscará lhe indicar o melhor pneu.

Objetivos da Consultoria Logística

Os objetivos de uma Consultoria Logística são:

consultoria_logistica
Montando o quebra-cabeças
  • Compreender
  • Diagnosticar
  • Identificar os riscos
  • Implementar controles
  • Sugerir melhorias
  • Ter foco nos resultados

O grande diferencial de se contratar uma consultoria é o foco na tarefa a ser executada.

Muitas empresas acabam atribuindo novas funções aos seus funcionários na busca por otimização dos processos internos. Deste modo o funcionário acaba tendo acúmulo de funções e acaba não conseguindo realizar todas com excelência.

A consultoria tem o foco necessário para definir e atender prazos e metas visando a otimização dos processos da empresa.

A Consultoria Logística trabalha em cima de questões de distribuição, compra de matéria prima, controle de estoques e contratação de transportadoras. Estas questões fazem parte da “Gestão da Cadeia de Suprimentos”, a famosa supply chain management.

O consultor trabalha com métricas, visando ter um controle maior de gastos, reduzir desperdícios e encontrar soluções que possam tornar o seu negócio mais dinâmico, eficaz e lucrativo.

Custo de uma Consultoria Logística

Um grande fator em questão costuma ser o custo-benefício da contratação de uma Consultoria Logística e podemos dizer que é bastante favorável.

A consultoria serve para identificar e dar soluções para problemas operacionais, gerando economias que podem chegar a cifras exorbitantes. A consultoria também prevê a otimização de processos, buscando fazer com que a metodologia de trabalho tenha uma dinâmica objetivando a potencialização de lucros.

Muitas empresas investem na contratação de novos funcionários para realizar o mesmo trabalho que uma consultoria faria. Um funcionário capacitado com registro em carteira de trabalho costuma ter um custo elevado e fixo.

Uma consultoria é uma prestação de serviço, com prazo de encerramento e implementação já pré-definidos. Já os frutos de suas soluções podem perdurar por anos. Isso faz com que a relação custo-benefício seja excelente na maior parte dos casos.

Veredito

A ideia de se ter um terceiro envolvido nos processos internos de uma empresa pode realmente assustar algumas pessoas, porém havendo confiança entre as partes a consultoria pode entregar resultados surpreendentes.

As empresas não temem as consultorias, elas temem as mudanças que vêm com a contratação de uma. Esse temor precisa ser superado, pois mudanças são necessárias para qualquer empresa que deseja ser bem sucedida em um mercado que vive em constante evolução.

Quer saber um pouco mais sobre as consultorias da Hecato?Clique aqui e conheça nossos especialistas.