Por que ter um site Institucional?

Qualquer um que tiver seu próprio negócio precisa se perguntar: Por que ter um site Institucional?

Mas precisa mesmo?

Precisar não precisa! Mas ter um site Institucional é imprescindível para qualquer empresa que compreenda o potencial da internet.

Existem muitas empresas que “se viram” muito bem trabalhando apenas com redes sociais na internet. Estas empresas não estão erradas, porém estão utilizando de apenas uma de diversas possibilidades de crescimento para o seu negócio.

Um problema que as pessoas têm com a ideia de se ter um site é fruto da “banalização” dos sites. Isso aconteceu com a chegada de plataformas de criação de sites grátis. Um site grátis é uma ótima alternativa para quem quer dar seus primeiros passos na internet, mas existe um porém.

Estes sites costumam ser utilizados como mero cartão de visita e isto é algo que condizia com a principal função de um site em tempos passados. A constante evolução da internet trouxe novas possibilidades, permitindo que o conceitos antigos fossem deixados de lado.

Os sites precisam passar a ser vistos como uma ferramenta de vendas. E quando digo vendas, não pense que estou falando de uma loja virtual (se quiser saber um pouquinho mais sobre e-commerce, clique aqui). Uma loja virtual é apenas mais uma alternativa, porém existem ramos de mercado onde este conceito não pode ser aplicado.

Como usar de um Site Institucional para vender mais?

Um site Institucional tem um potencial sensacional e desconhecido pela grande maioria.

Esqueça das páginas estáticas, os sites precisaram evoluir junto com os avanços da tecnologia. Com a popularização dos smartphones, os sites precisaram se tornar responsivos para se adequar às telas de aparelhos móveis.

Os sites se tornaram uma porta de entrada para o seu negócio e agora eles podem ser integrados à diferentes meios de comunicação e relacionamento, como redes sociais, e-mail, newsletter, chat online e whatsapp.

E como isso ajudará sua empresa a vender mais?

Tudo faz parte de um conceito relativamente novo chamado de Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração. Este conceito prega por ações com o objetivo de atrair clientes até a sua empresa através do seu site.

Dentro destas ações podemos citar a aplicação de técnicas de SEO, que visam deixar o seu site em evidência para os sistemas de busca de maneira orgânica (não paga). O SEO, ou Search Engine Optimization é o termo dado para a otimização do seu site, fazendo com que o mesmo seja mais “bem visto” pelo Google.

Um site bem visto pelo Google é um site melhor ranqueado nos resultados de pesquisa. Este é um ponto crucial a ser trabalhado por quem deseja vender mais usando a internet.

Se quiser saber um pouco mais sobre SEO clique aqui.

Figurar entre os primeiros colocados nas buscas é um importante passo, porém não é o bastante. O seu site precisa ser atrativo. O tempo médio em que o brasileiro passa em um site é de 4 minutos. Porém é nos primeiros segundos que o usuário decide se ficará no site ou partirá para o próximo.

E como fazer para atrair clientes ao meu Site Institucional?

Para executar o tal Inbound Marketing e enfim atrair clientes é necessário um trabalho de engajamento que envolve a criação de conteúdo relevante, landing pages e trabalho nas redes sociais.

As redes sociais podem ser o fator diferencial para que suas ações na internet tragam resultados. Porém dependendo do foco do seu negócio o engajamento em redes sociais pode ser uma simples perda de tempo.

O que precisa ser entendido é que existe uma enorme carência de empresas que “conversam” diretamente com os seus clientes. O marketing de atração foi feito para isso, para que as empresas se comuniquem diretamente com o seu público.

Para isso as empresas precisam urgentemente pensar em ter sites funcionais e atrativos aos seus clientes. Entregando uma “central” de relacionamento com chat e whatsapp. Outra opção é disponibilizar material rico para download como catálogos, amostras e e-books.

A criação de um Blog dentro de seu site é um enorme atrativo para ele, pois com a publicação de conteúdo rico e relevante para o seu mercado o Google poderá identificar que sua empresa é uma “autoridade” no seu ramo de negócio e isso também fará com que o seu site fique melhor posicionado nos sistemas de busca.

Com o seu site já otimizado, chegou a hora de coletar os dados do público que entrar nele. Para fazer isso, podemos utilizar de landing pages ou da disponibilização de conteúdo para download. Com isso, você poderá qualificar este visitante como um potencial comprador.

Agora que você sabe um pouco mais sobre como fazer do site de sua empresa um verdadeiro “imã de clientes”, que tal começar a melhorá-lo? Não sabe como fazer?

Entre em contato com a gente! Clique aqui.