Plano de Cargos e Salários

Para começar, o que é um Plano de Cargos e Salários?

Um Plano de Cargos e Salários funciona como um “manual”, pois trata-se de um documento que descreve todas as funções, deveres, responsabilidades e remunerações atribuídas aos cargos de uma empresa.

Este é um modelo que vem cada vez mais sendo adotado por empresas de diversos setores e de diversos portes.

Se este plano for aplicado por uma equipe qualificada de consultores, os resultados obtidos podem surpreender.

A aplicação de um Plano de Cargos e Salários tem como objetivos obter:

  • Equilíbrio organizacional
    {Uma empresa com normas bem definidas é mais organizada e proporciona um ambiente de trabalho mais saudável. Permite que os gestores se preocupem menos com a resolução de problemas e mais com o crescimento da empresa}

  • Equilíbrio financeiro
    {A parametrização dos cargos e dos salários gera maior equilíbrio financeiro pois diminui o turnover; as faixas salariais variam menos; a empresa consegue ser mais assertiva com relação a contratações e a promoção de funcionários, identificando quais perfis e qualificações são ideais para os cargos estratégicos da empresa}
  • Melhora na produção
    {Planos de Carreira promovem maior engajamento da equipe, pois demonstra que para um funcionário se desenvolver e crescer dentro da empresa ele só precisa de empenho e capacitação para conquistar um cargo melhor}

  • Mostrar Transparência
    {Permitir que a equipe tenha acesso ao Plano de Cargos e Salários demonstra que a empresa opera de maneira clara e justa, reforçando o senso de pertencimento nos funcionários. Faz com que percebam que são importantes e que podem crescer junto com a empresa}

  • Diminuir o turnover
    {É muito mais fácil manter uma equipe satisfeita quando os funcionários estão cientes de que existe possibilidade de crescimento e de aumento salarial de acordo com seu desempenho e dedicação no trabalho. A retenção de talentos é um dos principais objetivos da implementação de um Plano de Cargos e Salários}

  • Atrair novos talentos
    {Empresas que atuam de maneira clara e ordenada costumam ter ambientes de trabalho harmoniosos e produtivos. Isso colabora para o crescimento das empresas e faz com que elas passem a ser vistas como exemplo de gestão. A imagem da empresa chama a atenção das pessoas e faz com que novos talentos desejem fazer parte disso}

Para atingir todos estes objetivos, o Plano de Cargos e Salários precisa estar muito bem estruturado. Para isso se faz necessária uma ampla análise do cenário atual da empresa.

Estruturando um Plano de Cargos e Salários

Os Planos de Cargos e Salários costumam ser demonstrados através de Organogramas, que são gráficos que representam toda a estrutura hierárquica de uma empresa.

organograma-plano-de-cargos-e-salarios

Somente com a completa noção de quais são os cargos e em qual nível da hierarquia eles estão presentes é que o Plano poderá começar a ser estruturado.

Para se ter esta noção é necessária a realização de uma análise do cenário atual da empresa. Nesta análise deverão ser levadas em consideração a Missão, a Visão e os Valores da empresa, bem como a Folha Salarial, Convenções Coletivas, Políticas Internas e por fim uma relação dos Cargos e Funções existentes.

Algumas destas informações podem ser verificadas através de formulários onde os próprios funcionários descrevem as competências necessárias para o exercimento do cargo. Desta maneira é possível identificar funcionários que possuem cargos com nomes diferentes, mas que exercem as mesmas funções.

Esse tipo de informação é muito importante no desenvolvimento de um Plano de Cargos e Salários. Somente assim poderão ser feitas padronizações de cargos e das funções pertinentes à eles. Esta é a forma mais justa de tratar e remunerar funcionários que exercem a mesma função.

Hierarquia definida

Depois que todos os cargos forem verificados, alguns cargos poderão deixar de existir enquanto outros novos poderão surgir. Deste modo define-se um novo Organograma e uma nova Hierarquia dentro da empresa. Assim fica claro quais são os cargos existentes e quais são as funções de cada um.

Com a aplicação do Plano de Cargos e Salários além de conseguir maior estruturação e organização, este tipo de planejamento também permite que a empresa viabilize planos de carreira aos seus colaboradores, pois ele define as possíveis promoções e o tempo estimado para que esse colaborador as alcance.

Com isso, os funcionários terão uma visão clara de quais são as suas possibilidades de crescimento dentro da empresa. Esta é uma maneira de promover o crescimento dos colaboradores estruturado em atribuições, deveres e responsabilidades

Todo este planejamento visa criar uma relação de confiança, transparência e ao mesmo tempo estimular a equipe. Isso melhora a capacidade produtiva de toda a empresa.

Obs: Não deve se confundir Plano de Cargos e Salários com Plano de Carreira. O Plano de carreira é somente o “caminho” que um funcionário pode percorrer dentro da empresa. Isso vai depender de suas competências e das expectativas da empresa para cada posição.

Planejamento Orçamentário e Promoções

Uma das questões mais importantes na execução de um Plano de Cargos e Salários é o Planejamento Orçamentário da empresa. A viabilidade de se aplicar um Plano de Cargos e Salários se baseia muito na capacidade da empresa poder assimilar alterações salariais.

Estas alterações podem acontecer devido a padronização de uma faixa salarial por cargo; podem acontecer para que a empresa se equalize às faixas salariais aplicadas no mercado; ou devido ao aumento da remuneração de funcionários promovidos.

Mas lembre-se, definir faixas salariais não significa que você terá que igualar todas as remunerações ou oferecer valores superiores aos aplicados no mercado. O ideal é fazer uma pesquisa interna e buscar um valor que remunere os funcionários de forma justa, mas que não cause um desequilíbrio nas finanças.

Outra questão que deve ser estruturada de maneira minuciosa é a maneira como serão realizadas as promoções. As etapas para que uma Promoção seja concedida precisam estar bem descritas e claras para todos.

Este processo requer atenção especial, pois uma vez que o Plano de Cargos e Salários for aplicado, o não cumprimento dele, bem como a falta de esclarecimento de algum tópico, pode gerar problemas de insatisfação, desmotivação e até mesmo turnover.  

Aplicação do Plano de Cargos e Salários

Com o Plano pronto, o mesmo deverá ser mostrado e explicado aos funcionários. Ele deverá estar disponível para consulta a qualquer momento.

O objetivo da aplicação deste Plano deve ser compreendido por toda a equipe, pois ele possui múltiplas funções que visam beneficiar a empresa e seus colaboradores.

Além de se estabelecer maior organização interna, o Plano busca dar oportunidades de crescimento profissional aos seus funcionários. Isso contribui para melhorar o desempenho produtivo e obter-se um ambiente de trabalho mais saudável e harmonioso.

ADENDO: Os Planos de Cargos e Salários não são imutáveis.

O mercado de trabalho vive em constante evolução e da mesma maneira que alguns cargos deixam de existir, muitos novos cargos e funções surgem ao decorrer do tempo.

Atualizações devem ser feitas, informadas e explicadas à toda equipe.

Quer implementar um Plano de Cargos e Salário na sua empresa?
Entre em contato com a Hecato Consultoria de RH! Estamos prontos para te ajudar!