site-responsivo

A importância de se ter um site responsivo.

Para começar, você sabe o que é um site responsivo?
Sabe qual é a importância de se ter um site responsivo?

Um site responsivo é aquele que se adapta ao formato de tela do dispositivo onde for visualizado. Por dispositivo me refiro à computadores, tablets ou smartphones entre outros.

Algo que precisa ser compreendido pelas empresas é de que seu site deve ser a sua porta de entrada para o mundo digital. Os sites foram banalizados com o tempo, pois ganharam uma dinâmica de cartão de visitas. Algo estático e imutável, necessário só para uma empresa afirmar que é séria.

O avanço tecnológico deu novas funções aos sites e esta é uma percepção que muitas empresas vêm tendo de maneira tardia. Isso faz com que tenham que adaptar seus conteúdos para dispositivos móveis.

O site de sua empresa deve refletir a imagem que a empresa quer passar para os seus clientes. Sua cultura, missão, visão e valores devem ser traduzidas em seu site.

A responsividade

A responsividade serve para que o site identifique e se adapte a largura do dispositivo em que está sendo visualizado. Isso pode variar muito de dispositivo para dispositivo. Os dispositivos disponíveis no mercado possuem telas de diversos tamanhos diferentes, as pequenas (smartphones), as telas médias (tabltes) e as telas grandes (smart TVs).

A responsividade faz com que imagens e textos fiquem proporcionais, mantendo a harmonia do site em qualquer dispositivo. Isso proporciona uma experiência de navegação muito melhor ao usuário.

Mas atenção, não se deve confundir site mobile com site responsivo. Um site mobile é um site desenvolvido exclusivamente para ser visualizado em aparelhos móveis. Em outras palavras, se você possui um site mobile, você na verdade possui dois sites, um para visualização em desktops e outro para dispositivos móveis. 

Enquanto isso, sites responsivos se adequam a qualquer dispositivo, não havendo a necessidade de se desenvolver um site exclusivamente para um ou outro dispositivo.

Deste modo, podemos verificar a importância de se ter um site responsivo.

O uso do celular

Algo fácil de ser percebido é que passamos a utilizar muito mais o celular para acessar a internet do que computadores. Segundo dados do IBGE, a taxa de pessoas que utilizam computador para acessar a internet caiu 10% em um ano. Em contrapartida, a taxa de pessoas que utilizam o celular para acessar a internet aumentou significativamente. O acesso à internet via dispositivos móveis cresce ano após ano. Não se trata mais de uma tendência, mas de uma realidade.

Dados apontam que 62% da população brasileira já faz uso de redes sociais. Tendo em vista que as redes sociais são amplamente utilizadas em smartphones, se você tiver um site responsivo, o compartilhamento de conteúdo é muito mais fácil de ser feito.

Não ter um site responsivo nos dias de hoje é um verdadeiro suicídio digital. Nada irrita mais o usuário comum, do que ter que usar os dedos para dar zoom in ou zoom out dentro de um site para poder ler ou identificar informações. 

Além do fato de que menus e cabeçalhos dos sites costumam ter botões muito próximos, fazendo com que seja bem difícil acertar um botão sem precisar dar zoom. Quem nunca visitou um site não responsivo e clicou no botão errado por causa das proporções dos botões na tela?

Seu site como ferramenta de venda

Aumentar suas vendas também é algo a ser levado em consideração. Se você possui um produto ou serviço, saiba que 74% dos brasileiros que possuem smartphones, os usam para fazer compras pela internet. Então se o seu site for fácil de ser visualizado, a sua chance de conversão aumenta significativamente.

Um site não responsivo significa usabilidade ruim e isso se traduz em uma péssima experiência para o usuário, fazendo com que ele saia do site em segundos. 

Um site responsivo proporciona uma experiência otimizada para o usuário e isso diminui o seu índice de rejeição. Quanto mais tempo o usuário ficar dentro de seu site, maiores serão as chances de ele interagir com o seu conteúdo podendo tornar-se um lead ou um cliente seu.

O tempo de duração que algum usuário fica em seu site também é levado em consideração pelo Google. O Google deseja sempre entregar o melhor tipo de conteúdo para os usuários, fazendo com que sites com altos índices de rejeição tenham problemas para conseguir posicionamento nos resultados de buscas.

Isso nos leva ao nosso próximo e importantíssimo tópico.

O potencial de um site responsivo para o Google

O Google dá preferência à sites responsivos, melhorando o posicionamento do site nos resultados de buscas e aumentando o seu tráfego orgânico de visitantes. Sites com carregamento rápido em dispositivos móveis também ganham maior destaque no Google.

Existe um motivo muito importante para o Google ter a força e o tamanho que tem.

E este motivo é o de entregar a melhor experiência de navegação possível para o usuário.

Se você possui um site bem estruturado, que se adapte a qualquer dispositivo e seja leve, você terá grandes chances de ser bem visto pelos usuários e principalmente pelo Google. Existe uma regra não declarada de que se o seu site não figura na primeira página de resultados do Google, o seu site não serve para nada.

Esta regra não chega a ser 100% verídica, porém está muito próxima disto.

Portanto lembre-se, a imagem que você quer vender ao seu consumidor deve estar traduzida em seu site. Organização e usabilidade são tudo na era moderna da internet.

O legado do site responsivo

Sendo responsivo em qualquer dispositivo, isso faz com que o seu site possa se adequar a qualquer tela. Inclusive a de aparelhos que ainda nem foram inventados.

O site responsivo não é uma novidade. Já vem se falando nele há alguns anos.

Porém tenha a ciência que mesmo ele não sendo novidade, ele ainda é o futuro!

Trabalhe o seu site da mesma maneira que você trabalha as contas da sua empresa. Somente assim você será visto como realmente quer ser visto.

Agora que você já sabe a importância de se ter um site responsivo, que tal fazer um?

Não sabe como?

Então entre em contato com a Hecato.

Temos profissionais altamente capacitados para te entregar o site dos seus sonhos.