palavras-chave

A palavra-chave é tudo para o Google

Hoje falaremos sobre essa que é a mais poderosa ferramenta de posicionamento na internet, a palavra-chave. A palavra-chave é tudo para o Google!

Vamos começar pelo básico, afinal o que é uma palavra-chave?

Existe mais de uma resposta para esta pergunta, sendo uma delas aquela que se encontra no dicionário. Porém quando trata-se de internet, algumas palavras passam a ter novos significados e muitas outras foram “inventadas” exclusivamente para o mundo virtual.

No mundo virtual as palavras-chave nada mais são do que os termos que usamos para realizar pesquisas nas ferramentas de busca na internet, como Google, Yahoo e Bing.

Parece algo extremamente simples, não é mesmo?

Mas não é bem por aí, pois se as palavras são a chave para que você encontre ou seja encontrado na internet.
Então por quê é tão difícil ganhar destaque (orgânico) no Google?

A palavra-chave como ela é

Os motores de busca do Google trabalham com “robôs” que mapeiam todo o conteúdo que é publicado na internet. Este mapeamento leva em consideração uma enorme gama de fatores como; a velocidade do site; a responsividade do site; o nome do domínio; o tempo em que este domínio está no ar; a segurança do site; as imagens contidas no site; os links internos e externos contidos no site e muitos outros.

Dentre os fatores, o mais importante de todos é o CONTEÚDO do site. Sobretudo o conteúdo escrito nele. O mapeamento do Google verifica as palavras inseridas nos sites para identificar e classificar a relevância e a qualidade do conteúdo.

É através deste mapeamento que o Google “ranqueia” todas as páginas da internet e este ranqueamento define o posicionamento dos sites nos resultados de pesquisa.

Estes conceitos se aplicam ao chamado posicionamento orgânico dos sites na internet. O posicionamento orgânico está diretamente atrelado ao que chamamos de SEO (Search Engine Optimization).

A palavra-chave e o SEO

As técnicas de SEO são maneiras de fazer com que um site seja bem visto pelo Google e consequentemente seja melhor posicionado nos resultados de pesquisas sobre um determinado assunto.

Isto é chamado de posicionamento orgânico pois trata-se de um posicionamento “gratuito”. Algo conquistado através de técnicas que visam otimizar os sites para que tenham maior apelo não só com o Google, como também com os seus visitantes.

Mas existe um enorme PORÉM nesta questão. Conquistar um bom posicionamento orgânico no Google não é tarefa fácil. A internet está superpopulada de conteúdo sobre todos os assuntos imagináveis. A concorrência é gigantesca e todos estão buscando um lugar ao sol.

A alternativa ao posicionamento orgânico é o impulsionamento de sites através de anúncios patrocinados no Google. Para isso existe uma ferramenta chamada Google Ads (antigo Google Adwords), que visa dar destaque às páginas na internet através de anúncios pagos. Estes anúncios podem ser segmentados de acordo com o perfil do público desejado, podendo ser escolhida a faixa etária, o sexo e a geolocalização de quem se deseja atingir.

Mas no final das contas o real potencial do Google Ads está nas palavras-chave. Quem deseja anunciar no Google precisa definir as palavras-chave pelas quais quer ser localizado nas buscas. Este é o verdadeiro tesouro do Google e a razão de existirem tantos anúncios na internet.

Planejador de palavras-chave

Com tamanha concorrência na internet, surgiram ferramentas que visam ajudar aqueles que procuram palavras-chave estratégicas que possam dar destaque ao seu site.

Podemos citar o planejador de palavras-chave do próprio Google, uma ferramenta que faz parte do Google Ads. O planejador de palavras-chave indica um número aproximado de pesquisas para uma determinada palavra ou termo.

Esta ferramenta pode ser utilizada de maneira gratuita, porém os números apontados são muito abrangentes e pouco específicos. Eles podem mostrar por exemplo que uma palavra-chave pode variar entre 1.000 e 100.000 buscas por mês. A distância entre um número e o outro é muito significativa.

Porém, aqueles que anunciam no Google têm acesso à uma versão melhorada deste planejador de palavras, com apontamentos exatos do volume de pesquisas para uma determinada palavra-chave.

Existem diversos planejadores de palavra-chave no mercado, dentre eles podemos citar o Semrush e o Hrefs como os mais completos, porém ambos são pagos e ambos possuem um custo elevado de assinatura.

Uma alternativa interessante para planejar suas palavras chave é fornecida pela ferramenta Ubersuggest de Neil Patel. É uma ferramenta 100% gratuita, que mostra o volume de pesquisas por palavra-chave e os sites melhor ranqueados para ela. O Ubersuggest também aponta sugestões de palavras-chave alternativas, com índices de pesquisa satisfatórios e custo por clique inferior.

Tipos de palavra-chave

Existem dois tipos de palavra-chave na internet, head tail e long tail.

  1. Head Tail

    As head tails são palavras-chave sucintas, diretas e curtas. São as palavras mais procuradas nas ferramentas de busca e por isso são as mais concorridas.
    Ex: loja de roupas, marketing, tênis

  2. Long Tail

    As long tails são as chamadas palavras-chave de “cauda longa”, caracterizadas por serem compostas por mais de uma palavra e por serem específicas.
    Ex: trabalho de conclusão de curso, como fazer?
head-long-tail

Head Tails

As Head Tails costumam ser palavras-chave muito procuradas, portanto é virtualmente impossível que algum site novo consiga se destacar de maneira orgânica utilizando uma head tail concorrida como foco. A maneira de se destacar com uma palavra-chave concorrida é através de anúncio pago.

Quanto maior for o volume de buscas por esta palavra-chave, maior será o CPC (custo por clique) dela. O Google Ads trabalha com anúncios baseados em leilões. Quem oferece o valor mais alto, tem prioridade de exposição no Google. Estes valores são calculados através de custo por clique.

Para anunciar no Google Ads é necessária a criação de uma campanha, e esta campanha deverá ser segmentada de acordo com quem se quer atingir e deverá possuir uma verba de campanha.

Uma palavra chave com CPC alto exigirá um gasto alto para que este anúncio tenha destaque. Cada vez que o anúncio for clicado, o valor calculado do CPC será descontado da verba destinada para a campanha.

É sim possível figurar no topo do Google para as palavras-chave mais concorridas, porém o gasto para tal será muito elevado, cabendo ao anunciante compreender se o anúncio é ou não é viável financeiramente.

Long Tails

As palavras-chave de cauda longa costumam possuir um CPC menor, sendo em muitos casos a melhor escolha não somente pelo custo do clique como também pela especificidade da palavra. Uma long tail pode ser um tiro certeiro, pois trata-se de uma tentativa de representar a maneira como as pessoas pesquisam na internet.

Um dos exemplos que podemos dar de uma long tail eficaz seria a de uma busca por uma loja ou serviço local. Se a pessoa procura por um barbeiro e escrever somente a palavra “barbeiro” no Google, os resultados provavelmente apontarão para barbeiros do país inteiro, principalmente aqueles com anúncios pagos.

Porém se esta mesma pessoa mudar seu termo de busca para “barbeiro em são paulo”, ela certamente encontrará resultados melhores. Quão mais específica for a busca, melhor serão as chances de a pessoa localizar exatamente o que procura. Espertos são aqueles que sabem aproveitar as chances de ter o seu site encontrado pelo modo como as pessoas procuram por seu produto ou serviço.

Veredito

Agora você sabe o real poder de uma simples palavra escrita em um navegador. O que está esperando para explorar melhores possibilidades de se destacar no Google?

Ainda não possui um site próprio? Deseja aplicar técnicas de SEO que possibilitem um melhor posicionamento do seu site nos resultados de buscas?

Entre em contato com a Hecato! Estamos prontos para lhe entregar resultados!