Tráfego Orgânico: O que é e como conseguir mais

Tráfego Orgânico: Dicas para você aumentar o seu

Você já ouviu falar em tráfego orgânico? Entenda um pouco mais sobre este que é um dos maiores sonhos de consumo da era digital.

O tráfego orgânico trata-se do número de visitas que a sua página recebe sem que você tenha pago para ser visto.

Ficou meio confuso não é mesmo?

A maneira mais simples de explicar o tráfego orgânico é exemplificando. Uma das maiores obsessões da internet é estar no topo dos resultados do Google. 

Existem duas maneiras para se chegar ao topo no Google: Organicamente ou Pagando.

Tráfego orgânico tem custo?

O que você precisa saber é que existem diversas formas para que visitantes cheguem ao seu site. A melhor forma é sem dúvida alguma a “sem custo”.

Atrair visitantes ao seu site sem ter que despender dinheiro é o real significado de tráfego orgânico. Mas se não existe dinheiro envolvido, qual é a razão das palavras sem custo estarem entre aspas no parágrafo anterior?

A verdade é que o tráfego orgânico tem muito custo, porém este custo não envolve necessariamente dinheiro. O custo para se alcançar tráfego orgânico se deve ao empenho e à paciência.

Antes de nos aprofundarmos neste assunto, devemos conhecer primeiro os tipos de tráfego

Tipos de Tráfego:

  • Tráfego Pago
  • Tráfego Orgânico
  • Tráfego Direto
  • Tráfego de Referência
  • Tráfego Social

Tráfego Pago

Praticamente todos os usuários da internet já fizeram ou fazem pesquisas no Google diariamente. Então é praticamente certo que você já tenha se deparado com este tipo de link nos resultados:

A palavra anúncio destacada na imagem é o indicativo de que se trata de link patrocinado.

O tráfego pago provém do impulsionamento de um site no Google. Trata-se do investimento em anúncios no Google Adwords para se atingir o topo dos resultados de pesquisa sem ter que “galgar” por este espaço organicamente.

Estes anúncios são a alternativa rápida para se destacar no Google e atrair visitantes.

Tráfego Orgânico

Como dito anteriormente, o tráfego orgânico é quando alguém entra no seu site sem ter clicado em algum anúncio pago para isso. 

Porém existem diferentes maneiras de um visitante chegar ao seu site e isso nos ajuda a definir os próximos tráfegos como subcategorias do tráfego orgânico.

Tráfego Direto

Este tráfego acontece quando um visitante chega ao seu site sem ter clicado em nenhum link externo.

Este tráfego ocorre quando o usuário digita o endereço da sua página diretamente no navegador.

Tráfego de Referência

Este tráfego ocorre quando um visitante chega ao seu site através do clique em um link.

Tratam-se dos backlinks, uma importante e poderosa ferramenta do tráfego orgânico.

Estes links para o seu site podem estar presentes no buscador do Google, em sites parceiros ou até mesmo de acordo com a sua “autoridade”.

O objetivo de alcançar o topo do Google é possível e já foi conquistado por muitos. Para chegar lá, eles precisaram ter “autoridade”. Quando uma pessoa possui total conhecimento sobre um determinado assunto, ela tem autoridade para discutir sobre ele.

Autoridade sobre o assunto gera confiança e credibilidade, fazendo com que estas pessoas (ou sites) sejam vistas como verdadeiras referências!

Assim chegamos ao real propósito do Google com relação ao tráfego orgânico.

O Google busca sempre mostrar o que é relevante ao usuário. O relevante provém daqueles que são referência no assunto.

Tráfego Social

Este tráfego acontece quando algum visitante chega ao seu site através de links em Redes Sociais.

Por isso, nunca menospreze o poder das mídias sociais para o seu planejamento de marketing digital. Mesmo no caso de você não puder fazer venda direta através delas, elas podem ser usadas como ferramenta estratégica.  

Como conseguir Tráfego Orgânico?

Como dito no início do texto, o Tráfego Orgânico não possui custos financeiros, porém exige muito empenho e paciência.

Este tráfego não surge de um dia para o outro e para ser conseguido é necessário que sejam realizados trabalhos de otimização do seu site para os sistemas de busca. Trata-se do famoso SEO.

O tráfego orgânico vem principalmente do posicionamento da sua página nos resultados de busca. Existem diversos fatores para se alcançar o topo no Google, sendo os principais fatores a qualidade do site e a relevância dele.

O Google mede a qualidade do seu site através da experiência que ele proporciona ao visitante que o acessou. O tempo que leva para o seu site carregar, a segurança das informações contidas nele, a adequação dele às telas de diferentes dispositivos (desktops ou dispositivos móveis como tablets e smartphones) e a integridade das páginas (não conter HTML ou links quebrados) definem a qualidade do seu site. 

O Google também mede a relevância do site, lendo e interpretando todo o conteúdo escrito nele. Assim o Google pode compreender se o seu conteúdo é de fato relevante para os usuários.

A importância da palavra-chave para o Tráfego Orgânico

A palavra-chave é o item mais importante que existe na internet. É ela quem define o tráfego de um site, tanto o orgânico quanto o pago.

No tópico anterior eu citei que o Google lê e interpreta a relevância do conteúdo para o usuário. Os robôs do Google fazem um mapeamento de todos os sites da internet, e por mais que façam parte de uma tecnologia avançada, o Google não faz uma leitura propriamente dita de todo o seu site.

O Google faz uma leitura das palavras-chave dentro do seu site. Toda a relevância destas palavras-chave são medidas de acordo com a qualidade do site e de acordo com as referências que ele possui.

Um site que utiliza referências de mercado, demonstra no mínimo se preocupar com conhecimento de causa e isso é importante para o Google.

Conclusão

Você percebeu que eu falei muito sobre Google? Porém não é somente à ele que devemos tentar agradar. Como dito anteriormente, o propósito do Google é mostrar onde estão os conteúdos relevantes para o usuário.

Não basta você tentar agradar o Google, é necessário que o seu conteúdo agrade o seu buyer PERSONA. Com esta busca incessante de alcançar o topo do Google é muito comum se desviar do caminho mais importante. O Google não é a última etapa de uma venda, na verdade ele é no máximo a penúltima.

O seu site e o seu conteúdo ditarão se a venda será feita ou não. Portanto quando se trata de tráfego orgânico, tenha sempre em mente quem são os visitantes que você quer atrair.

Eles são o foco principal, não o Google.