Google Adwords

Google Adwords, a mais poderosa ferramenta do Google

Este artigo foi desenvolvido para que você conheça um pouco mais sobre Google Adwords, a mais poderosa ferramenta do Google.

Um dos maiores desejos de grande parte das empresas do mundo é ter seu site aparecendo no topo dos resultados de pesquisas do Google. Esta realmente não é uma tarefa fácil, principalmente se a empresa estiver tentando alcançar este objetivo por conta própria.

Porém você não precisa ficar sofrendo tentando atender à todos os pré-requisitos do Google para figurar no topo de maneira orgânica. As práticas de SEO permitem que você tenha chance de chegar lá sem um “empurrãozinho extra”, porém isto leva tempo, exige muito retrabalho e muita paciência.

Para isso existem os links patrocinados do Google. O Google surgiu no final dos anos 90 e logo se popularizou como a maior ferramenta de buscas da internet. Porém como toda empresa visionária, o Google queria crescer e lucrar com o seu negócio. Foi aí que eles descobriram o potencial dos Anúncios em sua própria ferramenta.

Deste modo surgiu o Google Adwords, a mais poderosa ferramenta do Google. Recentemente o nome foi mudado para Google Ads e adquiriu uma nova identidade visual.

O que é o Google Adwords?

Você já notou que ao realizar uma busca no Google usualmente os primeiros links a aparecerem possuem a palavrinha “anúncio” escrita antes do link? Bom, você acaba de se deparar com um link patrocinado do Google.

Como é exibido um anúncio na busca do Google

O Google Adwords é a maneira mais fácil de se ir do ponto A ao ponto D. Digamos que as técnicas de SEO são a maneira “gratuita” de se conseguir um bom posicionamento no Google. Porém para ir do ponto A ao ponto D é necessário se fazer um trabalho exaustivo e de longo prazo, onde torna-se necessário passar pelos pontos B e C. 

O Google Adwords funciona como um atalho, fazendo com que você pule os pontos B e C e vá direto ao ponto D. Tratam-se de anúncios patrocinados, onde você gasta dinheiro para impulsionar o seu site nos resultados de busca do Google.

Então se você busca resultados imediatos, a única maneira de se conseguir é pagando por eles. Mas não se iluda, não é porque existe a possibilidade de impulsionamento do seu negócio que você conseguirá os resultados que almeja com facilidade.

A complexidade do Google Adwords

A realidade é que mesmo que o Adwords funcione como uma solução para se conseguir algum destaque na internet isso não significa que ele seja uma ferramenta fácil de ser usada.

Antes de mais nada você precisa conhecer alguns termos que encontrará logo em sua primeira tentativa de criar uma campanha no Adwords:

  • CPM (custo por mil impressões)
  • CPC (custo por clique)
  • CPA (custo por ação)
  • ROI (retorno do investimento)
  • CTR (taxa de cliques ou click through rate)
  • CTA (chamada para ação ou call to action)
  • IQ (índice de qualidade de anúncio)

Não precisa se preocupar se você não estiver familiar com os termos citados acima. Se você realmente for trabalhar com Google Adwords, muito em breve você memorizará e compreenderá a importância de cada um deles.

A ferramenta Google Adwords é bem complexa e exige muito conhecimento e atenção. Lembre-se do que eu falei no início do texto. Grande parte das empresas do mundo desejam figurar no topo do Google e se todas elas optarem por gastar com Adwords, qual delas ganharia o direito de ser a primeira e por qual motivo?

Utilizando o Google Adwords da maneira certa

O principal objetivo do Google é entregar a melhor experiência possível ao usuário. Qualquer empresa pode gastar com Google Adwords. Os valores são acessíveis. Porém poucas terão os resultados almejados. A razão disto é a falta de conhecimento ou de atenção da pessoa responsável pelo anúncio.

Como dito antes, o Google Adwords não é uma ferramenta fácil e muitas vezes ele é utilizado de maneira errada. Muito profissionais desenvolvem anúncios sem conhecimento de causa, sem acompanhamento de resultados e sem a realização de testes A/B.

O Google trabalha com “lances” e muitas empresas fazem “lances” altos, investindo muito dinheiro em suas campanhas patrocinadas. Porém nem sempre o maior lance ganha o melhor posicionamento nos resultados de pesquisa.

Voltamos a já citada experiência do usuário. O Google sempre coloca a frente a experiência do usuário. Deste modo ele define um Índice de Qualidade para cada anúncio que é feito através da ferramenta.

Dentre os fatores levados em consideração nesta atribuição de Índice de Qualidade estão a relevância do anúncio, a página de destino e o CTR (taxa de cliques). O Google entende que o melhor anúncio é aquele que leva a pessoa para a página certa e que é o mais clicado.

Então mesmo que uma empresa esteja investindo mais que a sua concorrente, se o anúncio dela tiver um Índice de Qualidade inferior, ela ficará atrás.

Tipos de anúncios

Existem diversas maneiras de se anunciar pelo Google:

  • Rede de Pesquisa
    Este formato de anúncio tem como foco específico no próprio buscador. Os anúncios aparecem diretamente nos resultados de pesquisa feitos através do Google e costumam ter como maior objetivo a conversão

  • Rede de Display
    São anúncios que aparecem no formato de banners em sites afiliados. Estes banners costumam ser vistos em sites e blog especializados ou até mesmo em grandes portais de notícias. O objetivo destes anúncios também é a conversão, porém na maior parte das vezes ele acaba exercendo uma função de Branding.

  • YouTube Ads
    Tratam-se de anúncios feitos no YouTube, sendo estes costumeiramente feitos através de vídeos para se encaixarem ao propósito da página. Pesquisas apontam que o YouTube é utilizado por um terço dos usuários no mundo, sendo o segundo lugar aonde mais se busca informação na internet, ficando somente atrás do próprio Google.

  • Google Shopping
    Estes são anúncios extremamente comerciais, pois exibem produtos, preços e qualificações atribuídas ao vendedor, sendo uma ótima maneira de divulgação de sua loja e de seus produtos.

Use os anúncios do Google Shopping como exemplo para qualquer anúncio que você for fazer através do Google Adwords. Algumas pessoas acreditam que exibir fotos e valores seja uma estratégia agressiva demais, porém desenvolver um anúncio com ofertas que demoram a ser mostradas parece algo contraprodutivo, não é mesmo?

Converta mostrando o que você faz de diferente!

O “X” da questão para o Google Adwords

Agora vamos refletir por um instante. Qual será o motivo de a maior ferramenta de anúncios da internet possuir o nome de Adwords? Bom, o nome Adwords vem do inglês e trata-se de uma palavra composta por duas palavras: Ad (anúncio) + Words (palavras).

E agora eu lhe pergunto, qual é a importância das palavras para o Google Adwords?

A resposta é TODA! As palavras são o “X” da questão para o Google.

As ferramentas de busca funcionam através da identificação de palavras e termos usados na procura. Estas palavras são conhecidas como palavras-chave ou keywords. As palavras-chave são o que há de mais importante para o Google, pois o “mapeamento” que o Google faz de todos os sites existentes na internet é baseado na consulta de palavras-chave.

Uma das principais formas de o Google definir a relevância e a qualidade de um site é através da identificação do conteúdo descrito dentro dele. Este é praticamente o beabá do SEO e também é a forma como você definirá o público que deseja atingir em uma campanha do Google Adwords.

Construindo uma campanha no Google Adwords

Quando você for construir uma campanha no Google Adwords, você deverá especificar o público que deseja atingir, portanto o ideal é que você já saiba quem é a sua persona. 

As definições de interesse, sexo, idade, local e idioma é crucial para que você tenha uma campanha bem sucedida.

O próximo passo é definir as palavras-chave que você deseja utilizar para atingir o seu público. Tente pensar sobre quais seriam os termos utilizados para um usuário encontrar o seu site na internet. Vamos exemplificar para ficar mais fácil de entender. Digamos que você possua uma loja de roupas femininas. Como um usuário poderia encontrar o site de sua loja buscando através do Google?

Localize as melhores palavras-chave para o seu anúncio

Teoricamente a palavra-chave ideal seria “loja de roupas femininas”. Porém em uma campanha no Adwords você deve sempre reforçar os meios pelos quais a sua loja possa ser encontrada. Portanto defina palavras-chave mais objetivas, utilizando marcas e localização por exemplo. “loja de Lacoste feminina em São Paulo”.

A melhor maneira de se encontrar palavras-chave é através de ferramentas como o Google Keyword Planner, softwares pagos como o SEMRush e o RD Station, ou na ferramenta livre de Neil Patel, Ubersuggest. Estas ferramentas dão sugestões de palavras-chave baseadas no potencial e no uso delas pela concorrência.

A beleza da seleção de palavras-chave é que conforme a sua campanha fica no ar, você pode observar os resultados e assim encontrar novas palavras-chave relevantes e definir palavras-chave negativas, que não devem mais estar atreladas ao seu anúncio.

Com isso você possui um anúncio cada vez mais relevante e assertivo, podendo sonhar com o “primeiro lugar no Google”.

Publicação e Monitoramento

Agora que você já está quase pronto para publicar o seu anúncio, saiba que existem mais dois fatores importantíssimos para que o resultado do anúncio seja positivo.

Publicação

O seu anúncio deve conter um link e este link deve levar o usuário para uma nova página. Como os anúncios possuem foco em conversão, o ideal é que você encaminhe o usuário para uma área de compras ou desenvolva uma Landing Page para coleta de informações do lead. 

Estas informações são valiosíssimas e tem como papel principal a nutrição do lead na busca pela conversão. Portanto certifique-se de você possui um bom site ou boas landing pages. Mais da metade da população brasileira utiliza dispositivos móveis (smartphones e tablets) para a acessar a internet. 

Tenha um site ou uma landing page matadora, com informações claras, responsividade (fazendo com que a página se adeque às dimensões das telas de qualquer dispositivo) e com os famosos CTA (Calls to Action – Chamada para a Ação).

Os CTAs são as famosas frases de efeito. Frases que atingem o psicológico das pessoas e fazem com que elas acreditem necessitar de algum serviço ou produto de forma imediata. Nunca menospreze o poder de um “Faça agora”, “Ligue já” ou um “É só até amanhã”. Estas frases criam senso de urgência e realmente ajudam a converter.

Monitoramento

Uma das grandes belezas da internet é a capacidade de se monitorar as coisas e de se mensurar resultados. Enquanto o marketing convencional ainda tenha sua importância, o uso de divulgação através de Outdoors, Rádio, TV e mídias impressas é muito difícil de ser mensurado.

A internet deixa rastros e registra qualquer tipo de interação que um usuário possa ter com o seu site, com a sua Landing Page ou com o seu anúncio no Google. Lembra-se de que o monitoramento é crucial para o sucesso de uma campanha. Somente através de um monitoramento você poderá saber quais ações não funcionam e quais são assertivas.

Aconselha-se que se você for criar uma campanha no Google Adwords, que vincule a campanha ao seu Googe Analytics. Ele lhe ajudará a mensurar o tráfego em seu site ou em sua Landing Page, a procedência de seus leads e o nível de engajamento de um visitante com o seu material. Estes são pequenos porém fundamentais segredinhos que irão lhe ajudar na busca por converter mais.

Considerações finais

O Google Adwords é uma maneira trabalhosa porém muito segura para você investir no seu próprio negócio. Basta criar anúncios que preencham os requisitos de qualidade do Google e você já estará bem encaminhado para obter o retorno que deseja.

Nunca tenha vergonha de observar as estratégias dos seus concorrentes. Boas ideias e boas práticas são sempre bem vindas nesta briga pelo topo do Google.

Utilize ferramentas para monitorar o seu site, a sua campanha e os seus concorrentes. As campanhas devem ser modificadas constantemente. Sempre surgem maneiras de otimizar o seu anúncio.

Caso você não se considere apto a trabalhar com anúncios no Google Adwords, busque especialistas na ferramenta. Não se deixe enganar, uma campanha bem construída sempre irá entregar resultados. Se a sua campanha não estiver dando o retorno esperado, é porque o desenvolvedor não há fez corretamente.

Entre em contato com a Hecato, nossos especialistas em Google Adwords estão realmente preparados para entregar os resultados que você almeja. Não se esqueça do que eu disse antes, a internet pode ser mensurada.

Faz parte de nossa expertise desenvolver campanhas assertivas e comprovar os resultados com relatórios analíticos de monitoramento. Inicie sua campanha de anúncios agora mesmo com a Hecato.