mkt na crise do coronavirus

O Marketing Digital na crise do Coronavírus

A pandemia da COVID-19 causa e continuará causando uma crise não só da saúde, como também uma crise econômica sem precedentes. Uma alternativa interessante pode ser o  Marketing Digital na crise do Coronavírus.

A crise já é uma realidade e será sofrida por todos, cabendo às empresas encontrarem soluções para se manterem vivas no mercado.

Algo muito comum em tempos de crise são os cortes de gastos e até mesmo a falência de diversos empreendimentos. O Marketing Digital não faz milagres, porém uma boa estratégia de marketing pode ser o recurso de que sua empresa precisa.

Todos no mesmo barco

Uma questão muito importante a ser levantada é a de que estamos todos no mesmo barco, alguns até mesmo em situação pior. Manter sua empresa em atividade num momento desses pode ser desafiador, porém a crise significa economia baixa e redução da concorrência.

Tirar proveito desta situação pode parecer algo errado e até mesmo oportunista, porém esta é uma possibilidade real e indiscriminatória em um mundo onde todos estarão mais do que nunca, lutando pela sobrevivência.

Marketing Digital direcionado ao Branding

Você sabe o que é Branding? Se não conhece, clique aqui e confira este outro artigo da Hecato.

Em um resumo prático, o Branding serve para ampliar a presença da sua marca na internet com o objetivo de melhorar a percepção que as pessoas têm da sua empresa. Estar presente e estar ativo neste momento é a melhor maneira de reforçar a sua marca.

Algo que precisa ficar muito claro é que oportunidades não devem ser confundidas com oportunismo. Em tempos difíceis, sendo estes causados por uma crise da saúde, as pessoas se tornam mais sensíveis ao assunto, portanto este não é o momento de se buscar retorno imediato.

As empresas que trabalharem com foco no ROI estarão cometendo um grave erro. Durante a crise os gastos das pessoas serão menores e a aplicação de descontos não só diminuirá o seu produto ou serviço, como também poderá aparentar oportunismo ou falta de sensibilidade.

A sua marca é muito mais do que o que você divulga ou anuncia, ela é construída com base no que você faz. Por algum tempo muitas pessoas estarão tomadas pela ansiedade, então demonstre empatia e atenda bem. Uma empresa que se solidariza ao invés de tentar lucrar é uma empresa que será lembrada e bem vista em tempos futuros.

Alternativas de Marketing Digital na crise do COVID-19

As empresas precisam pensar em alternativas aplicáveis durante a crise e após a crise.

Durante a crise a preocupação está concentrada em achar maneiras de continuar trabalhando mesmo dentro do isolamento social.

Algumas boas alternativas são as opções de trabalhar de casa (Home Office), criar lojas virtuais ou aderir à Market Places e adotar opções de Delivery. É óbvio que estas opções não atendem a todos os ramos de atividade, porém estas são boas alternativas para aquelas que podem migrar suas atividades para o meio virtual.

O Marketing Digital é uma alternativa considerável para as empresas que não podem funcionar durante a crise. Por mais que estas empresas não estejam em atividade plena, nada as impede de planejar o pós-crise. 

Planejamento

O planejamento é a chave para as empresas estarem bem estruturadas ao fim da crise da saúde. O quê pode ser feito neste período:

  • SEO
  • Atendimento Virtual
  • Marketing de Conteúdo
  • Links Patrocinados no Google
  • Impulsionamentos nas Redes Sociais
site-blog-seo-redes sociais-conteudo

SEO

Fazer melhorias no SEO da página da sua empresa pode ser um ponto crucial para a sua sobrevivência no mercado. Para quem não conhece muito a respeito dos termos do Marketing Digital, SEO significa Search Engine Optimization (Otimização para os Sistemas de Busca). Trata-se de uma técnica que emprega o uso de palavras-chave para tornar um site mais atrativo para o Google.

Já foi o tempo em que sites institucionais serviam como meros cartões de visita. Hoje os sites institucionais são alternativas de venda. Qual você acha que é o motivo para o Google ter sido avaliado em 138 bilhões de dólares?

Todas as empresas querem ser facilmente encontradas na internet, e a melhor maneira para que isso aconteça é através do Google. O Google construiu o seu império se tornando a maior ferramenta de buscas na internet e uma vez que se consolidou ela passou a lucrar com anúncios pagos.

Isso não significa que o site da sua empresa não possa ter “um lugar ao sol” nos resultados do Google sem investir em anúncios patrocinados. É aí que entra o SEO.

Alcance orgânico

Os “resultados orgânicos” do Google possuem um único objetivo: Entregar o que há de mais relevante para a busca feita pelo usuário. Neste objetivo de mostrar páginas relevantes, o Google criou centenas de regras de avaliação para as páginas da internet.

Estas regras avaliam a velocidade de abertura da página, identificam se a página possui certificado SSL (site seguro – Cadeado Verde ao lado do endereço da página), se não existem links quebrados e por fim, se ela é de fato relevante para quem busca. Esta percepção normalmente é tida com a identificação de palavras-chave que coincidem com o conteúdo que o usuário está procurando.

A qualidade da indexação do site e a riqueza de conteúdo são fatores decisivos para que uma página esteja entre os primeiros resultados do Google. Estar entre os primeiros CONVERTE! Este é o motivo para a sua empresa melhorar o site institucional neste período de crise do Coronavírus.

Atendimento Virtual 

O atendimento por si só já chegou até a ser subestimado em tempos passados, porém a compreensão de manter o cliente sempre satisfeito se tornou uma tendência ainda mais fácil de ser alcançada com os meios virtuais.

As avaliações de atendimento se tornaram ferramentas corriqueiras tanto no telemarketing quanto no atendimento virtual. A adoção deste conceito desagrada muitas gente, pois é visto como algo que consome o tempo das pessoas.

Mesmo que as avaliações de atendimento possam ser vistas de maneira negativa, elas são extremamente importantes pois demonstram zelo com o cliente. Buscar a opinião do cliente visando entregar um atendimento de excelência é uma preocupação que não se tinha tempos atrás. 

Atendimento é Marketing?

O Atendimento Virtual é uma ferramenta do Marketing Digital na crise do Coronavírus, pois ele serve para que exista um canal de comunicação direto entre a sua empresa e o seu cliente. Em tempos onde é indicado que as pessoas fiquem em casa, o suporte digital se torna uma alternativa atrativa para que as pessoas continuem trabalhando em benefício próprio, em benefício da empresa e em benefício do cliente.

Recomendamos que você empresário, aproveite os meios digitais e use a internet para atender bem o seu cliente. Um cliente bem atendido em tempos de crise se lembrará da maneira como foi tratado quando a crise terminar.

Pode parecer clichê, mas a frase que diz que “um cliente leva anos para ser fidelizado, mas bastam minutos para ser perdido para sempre” é verdadeira. Então faça com que sua empresa seja sempre vista e lembrada da melhor maneira possível.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma excelente alternativa do Marketing Digital na crise do Coronavírus. O motivo para isto é simples de explicar. 

Neste momento em que as pessoas estão em isolamento social, o que mais se consome é conteúdo! Seja conteúdo escrito, falado, cantado ou mostrado.

A internet possibilitou a criação e o compartilhamento de conteúdo em tempo real. O conteúdo nunca havia sido tão necessário e tão fácil de ser disseminado quanto nos dias em que vivemos. Isso fez com que artigos, reportagens, cobertura da imprensa, música, filmes, séries, podcasts, e-books, audiobooks e diversas outras formas de comunicação fossem consumidos como nunca.

Ter todo este conteúdo disponível através de um clique do mouse, do toque em um smartphone ou através de um controle remoto está servindo até para que as pessoas mantenham sua sanidade mental enquanto enfrentam uma quarentena.

A razão para se criar conteúdo neste tempo de crise, é expor ideias, ensinar, trazer algo novo e relevante para quem está consumindo este material. Então adote isso para a sua empresa, desenvolva um blog com conteúdo relevante e até mesmo didático relacionado a sua área de trabalho. Crie e-books ou audiobooks, desenvolva artes gráficas…venda-se mesmo à distância.

Links Patrocinados no Google

Lembra-se sobre o que falei sobre SEO?

O SEO é uma forma orgânica e “gratuita” de otimizar o site da sua empresa para as ferramentas de busca na internet, porém ele requer muito empenho e leva tempo para que os motores de busca do Google identifiquem o seu site como relevante para as pesquisas.

O SEO é trabalhoso e trata-se de um trabalho que dará resultados no médio à longo prazo.

Se você busca resultado imediato, uma das alternativas mais usadas pelas empresas é justamente a que gera a maior fonte de renda do Google. Tratam-se dos links patrocinados.

Links patrocinados nada mais são do que anúncios pagos para que o site da sua empresa apareça entre os primeiros resultados de pesquisas realizadas através do Google.

Como funciona?

Para contratar este serviço, basta a empresa investir no Google Ads (outrora conhecido como Google AdWords). 

O Google Ads é uma ferramenta do Google que possibilita que uma empresa pague para aparecer no todo dos resultados de pesquisa. Parece algo fácil, porém não é.

Mesmo com investimento, existem alguns critérios para que a sua empresa se destaque, pois o Google Ads nada mais é do que um anúncio definido por palavras-chave.

Palavra-chave é o termo que é utilizado em qualquer busca realizada no Google. Porém, como existem milhares de empresas no mundo, todas elas correm para se destacar e em muitos casos elas concorrem pelas mesmas palavras-chave, normalmente atrelada ao seu ramo de atividade e a região em que atuam. 

O Google Ads faz um verdadeiro leilão com o uso das palavras-chave, premiando a empresa com o melhor anúncio e com o melhor uso das palavras-chave, visando entregar resultados relevantes para as pesquisas.

Um adendo que deve ser posto aqui é o fato de que o Google Ads funciona muito bem para que o seu site apareça nas primeiras páginas de resultado. Porém sem um trabalho de SEO bem estruturado, o destaque que o seu site recebe só dura enquanto você estiver pagando. Após este período, o seu site voltará à mesmo colocação em que aparecia anteriormente.

Impulsionamento nas Redes Sociais

O impulsionamento nas Redes Sociais é uma excelente alternativa para aqueles negócios que tem a possibilidade de continuar ativos na crise do Coronavírus.

A divulgação de promoções, sorteios, conteúdos ou até mesmo o simples comunicado de que a empresa está atendendo através de delivery já são maneiras extremamente relevantes para que o seu negócio continue produtivo e movimente o caixa.

A crise afeta à todos, porém pode criar novas possibilidade para alguns nichos de mercado.

Todos aqueles que podem trabalhar com a entrega através de delivery, ou com a venda de produtos virtuais como jogos, cursos, e-books, audiobooks, podem tirar proveito da internet e do tele-entrega para se manterem ou até mesmo reforçarem os seus respectivos negócios.

Distantes, porém conectados

As Redes Sociais já eram um fenômeno muito antes do Coronavírus fazer com que todos ficassem em casa. Porém elas nunca foram tão usadas quanto nessa crise da saúde. Qualquer pessoa que possua um aparelho conectado à internet, com certeza o está usando como um verdadeiro item de sobrevivência. A conectividade permite que as pessoas se mantenham em contato com amigos, parentes e até mesmo com seus chefes.

Neste mundo conectado a presença e o uso das Redes Sociais permite que as empresas façam Branding, Remarketing, Atendimento Virtual, agendamentos e entregas. Com tanta gente presente nestes meios, sempre haverá alguém para se atingir com uma boa oferta.

O impulsionamento nas Redes Sociais funciona de maneira similar ao Google Ads pois usa do leilão de palavras-chave atreladas ao texto do produto / serviço oferecido. Os impulsionamentos nas Redes Sociais podem ser feitos com diversos níveis de investimento. Um anúncio bem segmentado e bem elaborado pode alcançar milhares de pessoas até mesmo com baixo investimento.

Conclusão

A crise do Coronavírus é real e continuará instaurada por um tempo, mas a internet em conjunto com o Marketing Digital, permite que as empresas se mantenham ativas ou as possibilita de repensar e se estruturar para os dias que se seguirão após a crise.

Seja produtivo, continue trabalhando ou pensando em alternativas que melhor se enquadram ao seu negócio.

Caso precise de alguma ajuda neste processo, fale conosco.

A Hecato possui 10 anos de experiência na área da Tecnologia, que vai desde o desenvolvimento de apps e softwares até a aplicação de consultoria de Marketing Digital com foco em resultados.