5 tipos de sites mais comuns

Você sabia que existe uma enorme gama de possibilidades na hora de se desenvolver um site? Conheça os 5 tipos de sites mais comuns:

  1. Site Institucional
  2. Landing Page
  3. Página Única
  4. Loja Virtual
  5. Blog

Podemos considerar que estas são as modalidades básicas dos sites, porém o modo como eles são desenvolvidos e a sua finalidade pode variar bastante.

Existem sites para buscas (Google, Yahoo!, Bing), sites de redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter), sites para e-mails (Gmail, Outlook, Yahoo!), portais de notícias (UOL, Terra, Globo.com), fóruns de discussão (Reedit, Tumblr, Quora), sites para vídeos (Youtube, Vimeo, Dailymotion), etc.

Futuramente faremos outra publicação com uma análise mais aprofundada dos diversos tipos de sites disponíveis na internet.

Saiba agora os 5 tipos de sites mais usados.

1. Site Institucional

Este é sem dúvida o mais comum de todos os tipos de sites e o motivo disso é bem simples. O site institucional é a porta de entrada da sua empresa para o mundo virtual.

Os sites institucionais surgiram com a função de dar maior credibilidade às empresas, dispondo de conteúdos como a história da empresa, seus produtos / serviços e formas de contato.

Os sites eram verdadeiros panfletos ou cartões de visita de uma Instituição, porém com o tempo novas funções puderam ser implementadas. Dentre elas podemos citar a responsividade (para que o site se adeque à telas de aparelhos móveis como tablets e smartphones), a implementação de ferramentas de chat, possibilitando comunicação direta e fácil com o visitante e a integração com redes sociais e com o Whatsapp.

Mas acima de tudo os sites institucionais passaram a ter a função de atrair leads através de técnicas de SEO que são bem vistas pelo Google, fazendo com que o seu site seja melhor ranqueado nos buscadores. Uma destas técnicas é trabalhar com a disponibilização de conteúdo relevante e que aumente a credibilidade do site.

2. Landing Page

As Landing Pages tem como finalidade a tentativa de converter um lead em um cliente através das famosas “call to action”, que em português poderiam ser traduzidas como “chamadas para ação”.

Estas “chamadas para ação” utilizam termos característicos do marketing de vendas como “faça já!”, “clique aqui”, “compre agora” etc.

As Landing Pages não costumam ser utilizadas para a realização de venda final. As call to actions são usadas para adquirir informações e dados para contato de um lead visando repassar estes dados para a equipe comercial realizar a venda.

Como as Landing Pages tem o propósito de conversão, é comum haver algum tipo de impulsionamento para elas. Seja através das Redes Sociais ou através de anúncios pagos no Google Adwords.

3. Página Única (One Page)

Os sites elaborados no conceito de página única são conhecidos como One Page.

Estes sites dispõe todo o seu conteúdo em uma única página, fazendo com que os visitantes não tenham a necessidade de clicar em botões para abrir outra página de conteúdo.

Isso não significa que um site One Page não tenha botões, porém neste caso os botões servem para levar o visitante ao ponto da página onde está situado o conteúdo que ele deseja ver.

Os sites em One Page foram desenvolvidos com o intuito de entregar algo com visual “moderno” e diferenciado dos demais. Eles surgiram para acompanhar o “boom” dos smartphones, tornando a navegação mais simples e fácil em aparelhos móveis.

4. Loja Virtual

Os sites destinados ao E-commerce são conhecidos como Lojas Virtuais, cujo objetivo é realizar vendas online. Isso transforma um site numa ferramenta inteiramente comercial.

O crescimento do comércio eletrônico é uma tendência sem previsão de desaceleração. O número de consumidores ativos de comércio eletrônico no Brasil chegou a 27,4 milhões no primeiro semestre de 2018 e este número aumenta significativamente todo semestre.

Ter um site de vendas online possui muitas vantagens:

  1. Redução de custos (para ambas as partes)
  2. Comodidade de receber seus pedidos em casa
  3. Atendimento através de meio eletrônico
  4. Mais ofertas, mais opções e mais escolhas
  5. O seu consumidor poupa muito tempo

5. Blog

Os Blogs são sites baseados num conceito bastante simples que é a publicação de conteúdo.

Os conteúdos dos blogs podem ter qualquer tipo de abordagem e tratar de qualquer assunto que o proprietário quiser abordar.

Os blogs surgiram como “diários virtuais”, porém passaram a exercer outras funções, dentre elas podemos citar a educação. A palavra educação pode não parecer adequada pois está muito atrelada à órgãos oficiais e gabaritados, porém os Blogs mais do que nunca têm sido utilizados para ensinar novos conhecimentos sobre qualquer assunto que você estiver procurando.

Os blogs podem ser pessoais, podem ser destinados à empresas, podem servir como guias turísticos, podem apresentar receitas culinárias, podem tirar dúvidas sobre assuntos específicos, enfim, são muitas as possibilidades.

Não à toa os blogs se tornaram uma ferramenta de promoção. Uma pessoa física pode se “auto-promover”, empresas podem promover produtos ou serviços e podem ser feitos testes e tutoriais de como se utilizar um produto. Todas estas opções ajudaram a tornar o ato de “blogar” uma profissão de onde muitos profissionais tiram o seu sustento.

Os blogs são uma potente ferramenta do chamado Inbound Marketing, pois estes utilizam-se de técnicas de SEO para ganhar destaque no Google e servir como uma forma de atrair leads para os conteúdos publicados. Com isso cria-se um relacionamento com estes leads a fim de convertê-los em clientes.

Qual escolher?

Agora que você conhece melhor os 5 tipos de site mais usados, qual deles melhor atende aos seus objetivos?

Como você pôde ver, existe uma infinidade de possibilidades que podem ser tratadas individualmente ou até mesmo em conjunto. Uma empresa pode trabalhar com uma Landing Page que atraia leads para o conteúdo de um Site Institucional elaborado em One Page, possuindo um Blog e que seja integrado à uma Loja Virtual.

Qualquer opção é válida e qualquer uma delas se utilizada corretamente poderá trazer retornos positivos.

Solicite agora mesmo um site para o seu negócio e aproveite o real potencial da internet.