Email_Mkt

O Email Marketing

Você talvez não saiba exatamente o que é ou como funciona o email marketing, mas certamente já se viu um.  

A evolução da internet fez com que fossem implementados filtros de spam para evitar que qualquer email chegasse a sua caixa de entrada. Com isso, foi identificada a necessidade de se desenvolver um email marketing criativo, buscando contornar estes filtros para entregar conteúdo relevante de verdade.

O email marketing já pode ser considerado uma antiga estratégia do marketing digital, pois ele surgiu logo no início do “boom” da internet. Se você tem por volta de 30 anos e pegou o bonde da internet no início dos anos 2000, é muito provável que uma das primeiras ações que você tenha feito, tenha sido a de criar um email.

Eram tempos onde não existiam redes sociais, smartphones ou WhatsApp, mas as pessoas já tinham um impulso de se comunicar através dos meios digitais.

Com o crescimento rápido do número de usuários da internet, não demorou muito para surgirem as primeiras lojas virtuais. E adivinha qual era a maneira mais fácil de essas lojas te oferecerem algum produto? Através de emails.

Mudança do Panorama

Lá “no início”, a internet ainda era frágil e suscetível a muitos erros. Com isso surgiram os primeiros vírus e os primeiros hackers.

Novamente o email foi visto como o modo mais fácil de atingir alguém. E então surgiu o SPAM, com um número desenfreado de envio de emails inúteis e maliciosos misturados aos emails que realmente eram importantes para as pessoas.

A partir deste problema foram implementados filtros de spam. O objetivo destes filtros é identificar a procedência dos emails e então classificá-los como spam ou não.

Mas o que tudo isso tem a ver com o email marketing?

A verdade é que tem tudo a ver com o email marketing!

O email marketing é usualmente visto como uma forma de spam.

No começo o email marketing era tratado como uma verdadeira “peça publicitária”, portanto eram feitas imagens (artes) enormes, cheias de detalhes, informações e links para serem clicados.

Porém a internet do passado não tinha a mesma velocidade que a internet dos dias de hoje. Cada peça publicitária demorava minutos para aparecer por completo e com o dinamismo da internet logo foi percebido que imagens pesadas não poderiam passar.

Mudanças no email marketing

Hoje a internet é rápida e dinâmica, mas aquilo que foi aprendido no passado não foi esquecido no presente. O email marketing teve que mudar seus próprios conceitos, pois emails com imagens pesadas e muitos links logo são identificados como spam ou promoção.

Os filtros dos emails ficaram mais robustos e diversos fatores são levados em conta quando um email é recebido. Estes fatores definem se o email irá para a caixa de entrada, para a área de promoções (no Gmail e Outlook) ou se irá direto para o spam.

Todos sabemos que o spam é o limbo dos emails. Quase nada do que vai parar lá é visto.

Então como evitar que seu email vá para o spam?

5 estratégias de email marketing

  • Chame a pessoa pelo nome
  • Use call to action
  • Segmente o email
  • Insira poucas imagens
  • Disponibilize o double opt-in

Chame a pessoa pelo nome

Esta é uma estratégia simples, porém muito eficaz.

Enviando um email com o nome da pessoa faz com que esta pessoa tenha uma percepção de que vocês já estão familiarizados.

Então quando você elaborar uma estratégia de email marketing, lembre-se de usar listas de emails com dados atualizados e corretos. Somente assim você poderá ser mais assertivo com o seu target.

Mas atenção, esta estratégia é uma via de mão dupla. Se os dados que você possui estiverem incorretos, todo o conceito vai por água abaixo.

As pessoas não gostam de receber emails com informações erradas, seja aparecendo com o nome de outra pessoa ou até mesmo com o próprio nome escrito de maneira incorreta.

Se você irá chamar alguém pelo nome, tenha certeza de que o nome está correto.

Use call to action

O significado de call to action é “chamada para ação”, que são as famosas frases de efeito tão usadas em propagandas de televisão. Obviamente, elas são aplicáveis à sua estratégia de email marketing e devem ser usadas.

Todos conhecem o famoso “compre agora”, “faça já”, “vem pra cá”, “clique aqui” entre outros. Estes pequenos trechos são amplamente utilizados em peças publicitárias desde os primórdios da publicidade. Existe uma razão para isso, eles surtem efeito.

Quando você faz uma oferta, você convida um cliente a comprar. As calls to action são maneiras agressivas de se fazer uma oferta, criando um senso de urgência na compra de um produto. Por isso elas costumam aparecer acompanhadas de termos como “é só até amanhã” ou “oferta relâmpago”.

Mas atenção, este conceito também exige moderação. Os filtros de spam estão programados para identificar calls to action e assim classificar o seu email como spam ou promoção. Isso faz com que o seu email não chegue na caixa de entrada e muito possivelmente vá parar no limbo da internet.

Segmente o email

Nada é mais poderoso do que a segmentação na internet.

O objetivo do email marketing é conversão! A maneira mais fácil de se conseguir isso é enviando o email certo para a pessoa certa.

Saiba identificar o perfil do público que você quer atingir. Tente obter informações dos interesses de cada pessoa. Somente desta maneira você poderá ser mais assertivo com a sua campanha de email marketing.

A segmentação não é algo tão simples de se fazer, mas basta você utilizar alguns filtros básicos para você começar a fazer uma. Faça a segmentação dos seus contatos os separando por sexo, idade, geolocalização etc.

E novamente, se este trabalho não for feito da maneira correta, você terá grandes chances de desperdiçar um lead. Uma mulher que recebe um email sobre produtos masculinos tem grandes chances de rejeitá-lo. Assim como um senhor de idade dificilmente teria interesse em alguma oferta relacionada a esportes radicais.

segmentando-seus-contatos

Insira poucas imagens

Algo que pudemos aprender com o tempo foi que os filtros de spam se tornaram poderosos. Por mais que imagens tenham maior apelo comercial, é recomendável que você se limite a apenas uma.

A maior parte dos emails gratuitos e públicos já possuem um filtro para não exibir imagens automaticamente, cabendo ao usuário habilitar a visualização da imagem. Então se você quer evitar ter o seu email qualificado como spam ou promoção, utilize apenas uma única imagem (com proporções reduzidas).

Não se esqueça de inserir um alt text explicativo na imagem, pois se ela não for exibida no navegador, pelo menos o usuário saberá do que se trata.

Disponibilize double opt-in

Lembre-se que suas listas de email podem ter diversas origens:

  • Contatos comerciais que você já possuía
  • Amigos e colegas de trabalho, faculdade ou tempos de escola
  • Contatos que lhe foram passados por um terceiro

Porém existem aquelas que vêm através do seu próprio canal. São aqueles contatos que se inscreveram em seu site para receber o seu conteúdo.

Isto é conhecido como newsletter e trata-se de um poderoso aliado.

Um usuário que deseja receber o seu conteúdo está muito próximo de se tornar um lead qualificado.

A melhor maneira para se lidar com estes contatos é através de double opt-in.

O usuário que acessa o seu site ou blog e deseja se inscrever para receber seu conteúdo por email costuma simplesmente assinalar a opção “se inscrever” para ser incluso em sua mailing list.

Com a técnica do double opt-in, se o usuário deseja se inscrever ele receberá um email para confirmar esta solicitação. Esta é uma técnica que assegura que o seu contato realmente deseja receber o seu material. Isso é benéfico pois demonstra a sua preocupação em não enviar conteúdo que caracterizaria spam.

Resolução

O email marketing ainda é uma ferramenta muito utilizada e que foi aperfeiçoada para os dias atuais. Ele se adaptou aos bloqueios de spam e identificou maneiras para atingir o público certo, ou seja, aqueles que realmente querem receber o seu material.

Existe no mercado uma infinidade de ferramentas de automação de marketing, sendo algumas delas específicas para o envio de email marketing.

ferramentas-de-email-mkt

Estas ferramentas podem ser configuradas para que o envio dos emails seja agendado, estabelecendo assim uma regularidade de envios. Outro fator preponderante nestas ferramentas é o potencial de “traqueamento” de informações. Isso quer dizer que é possível se identificar se a pessoa abriu o email enviado para ela.

Com esta percepção de abertura de emails é possível se estabelecer um Lead Score, e assim identificar quais contatos estão mais aptos para uma conversão ou para receber um contato de sua equipe comercial.

De fato existem muitos cuidados a serem tomados com o email marketing. Porém se bem planejado, ele terá enorme potencial de conversão para o seu negócio.