O que é Benchmarking?

O que é Benchmarking?

Você já ouviu falar no termo “Benchmarking”?

Neste artigo iremos te explicar o que é benchmarking, mas antes precisamos fazer algumas indagações para entrar no contexto.

Se você é empresário, me responda quantas vezes você já recebeu ofertas de produtos ou serviços que o colocariam à frente de sua concorrência?

Provavelmente muitas não é mesmo?

A verdade é que a grande maioria das empresas realmente precisa de um empurrãozinho. Embora sejam especialistas em sua área de atuação, isso não significa que saibam “se vender”.

Mas, então, como fazer isso? Como descobrir melhores práticas para aprimorar os para vender mais?

Basta conhecer o seu mercado!

E por conhecer o seu mercado não me refiro somente à saber quem são os seus clientes.

Me refiro a conhecer os seus concorrentes, entender o que estão fazendo e assimilar as melhores práticas de mercado. 

Como saber quem é o líder em nosso mercado?

Com pesquisa!

O que é o Benchmarking?

O Benchmarking nada mais é do que uma pesquisa de mercado realizada para se compreender em qual patamar a sua empresa está e em qual patamar estão os seus concorrentes. O Benchmarking serve como efeito comparativo entre a sua empresa e a sua concorrência.

Este não é um trabalho que possa ser feito uma única vez. A compreensão das práticas empresariais das concorrentes deve ser algo constante. Deste modo você pode assimilar quais são as melhores práticas e aplicá-las em sua empresa.

Este reconhecimento do mercado e da concorrência não vai fazer com que a sua empresa deixe de errar. Mesmo as líderes de mercado (em seus respectivos segmentos) cometem erros. Portanto acreditar que copiar a concorrência é a maneira mais eficaz de alcançar o sucesso é um equívoco que muitas empresas cometem.

Podemos dizer que o Benchmarking é a busca contínua pelo ponto de referência para medição de competências dentro do seu negócio. Adotando esta estratégia a sua empresa errará menos.

Benefícios:

  • Identificar as melhores práticas do mercado
  • Implementação da cultura de buscar melhorias sempre
  • Melhora da comunicação empresarial
  • Otimização dos processos da empresa
  • Redução de erros
  • Redução de custos

O Benchmarking costuma se dividir em 5 tipos:

  • Benchmarking interno: O foco está concentrado nos processos internos da própria empresa. Instaurando a cultura de adoção de melhores práticas.

  • Benchmarking competitivo: O foco está nos resultados apresentados por seus principais concorrentes.

  • Benchmarking funcional: O foco está na comparação dos processos entre empresas (mesmo se forem de segmentos diferentes)

  • Benchmarking genérico: Parecido com o Benchmarking funcional, o Benchmarking genérico trabalha a comparação entre empresas (mesmo se forem de segmentos diferentes), mas que tenham processos similares entre si.

  • Benchmarking colaborativo: O foco está na colaboração mútua entre duas empresas, com compartilhamento de informações valiosas visando o crescimento em conjunto.

Etapas do desenvolvimento do Benchmarking:

  • Definição do projeto de Benchmarking;
  • Escolha das referências;
  • Determinação dos métodos;
  • Coleta de dados;
  • Análise dos dados;
  • Apresentação de resultados;
  • Criação de planos de melhoria e controle dos novos procedimentos;
  • Monitoração do projeto.

Pesquisa de Mercado

O Benchmarking tem como objetivo encontrar os pontos mais fortes das melhores empresas do seu segmento, buscando superá-las no dia a dia. 

Trata-se da habilidade de enxergar as falhas da concorrência e entender porque elas acontecem. Isso torna possível o aprendizado com os erros dos outros.

É um trabalho focado na inovação de forma contínua, atingindo todos os departamentos da empresa com o objetivo de se obter um nível de excelência organizacional.

O Benchmarking é uma das mais relevantes estratégias para aumentar sua eficiência. Em tradução livre, pode ser traduzido como “ponto de referência”.

Trata-se de um processo de pesquisa que permite a comparação de produtos, práticas empresariais, serviços e até metodologias usadas pela concorrência.

Quem quer crescer no mercado deve sempre mirar as melhores práticas. Estas práticas podem ser identificadas junto aos gigantes e líderes do seu segmento.

Benchmarking Vencendo a Concorrência

O Benchmarking na era digital

O Benchmarking não é algo novo. Ele já era praticado muito antes da era digital.

Porém o processo era muito mais difícil, lento e caro de ser realizado. O Benchmarking parece ter ganhado ainda mais força graças a alta capacidade de coletar dados através da internet.

As Redes Sociais estão repletas de pessoas compartilhando conteúdo 24 horas por dia. Estas pessoas podem ser leads e até mesmo clientes em potencial. Como não se trata de uma estratégia nova, pode ter certeza que o seus concorrentes também estão apostando neste mercado para conquistar nova clientela.

Não trata-se apenas de se conseguir posicionamento de marca, mas sim da busca por conversão!

A beleza da internet é que ela pode ser mensurada e praticamente todas as ações que nela acontecem, costumam ficar registradas. Através da internet você pode conseguir informações valiosas de seus concorrentes.  

Imagine poder se espelhar em tudo o que deu certo e evitar os erros que foram cometidos pelos seus concorrentes.